Enquanto esporte, o Jiu-Jítsu tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, rompendo as fronteiras das grandes cidades e chegando ao sertão pernambucano, inspirando pessoas de todas as idades a se tornarem atletas. A trajetória de Ricardo Silva é prova disso.
Natural de Tabira, o atleta de 29 anos vem se destacando em importantes competições, como o International Championship, organizado pela FIJJD (Federação Internacional de Jiu-Jítsu Desportivo), realizado no último domingo, 27 de abril de 2025.
Competindo na categoria até 99 kg, Ricardo conquistou a medalha de ouro. Além disso, garantiu o terceiro lugar no absoluto (peso aberto), trazendo para casa mais uma medalha e firmando-se como um dos principais nomes desta edição.
> "Agradeço, além dos meus patrocinadores Fábrica de Kimonos Arena Fight e Moto Peças Dois Irmãos, aos amigos e colegas de treino do Corpo e Mente Recife, sob a orientação do mestre Mateus Miranda, que vêm me fortalecendo diariamente", destacou Ricardo.
Amante dos esportes desde a infância, Ricardo praticou futebol, vôlei ,capoeira e basquete, tanto por diversão quanto para cuidar da saúde física e mental. Foi no Jiu-Jítsu, porém, que ele descobriu seu talento para a competição.
> "Minha inspiração sempre foi buscar um esporte que me ajudasse a cuidar da mente e do corpo, sem pretensão competitiva. Quando conheci o Jiu-Jítsu, vi uma oportunidade de me destacar e ser reconhecido de outra forma."
Sobre os desafios da carreira, Ricardo destacou a dificuldade em conseguir patrocínios, um obstáculo comum para atletas de artes marciais no país. Ainda assim, defende a importância de não desanimar e continuar evoluindo.
> "Um dos maiores desafios para quem compete em artes marciais é a falta de apoio financeiro, tanto do setor público quanto do privado. Muitos atletas desistem por não conseguirem verba para participar dos campeonatos, e isso é muito difícil."
Ricardo também falou sobre o impacto social do esporte em sua cidade natal e ressaltou o desejo de inspirar novos atletas no sertão e em todo o estado.
> "Nunca desistam. O esporte nos fortalece diariamente na busca pelos nossos objetivos, dentro e fora dos tatames. Minha esperança é que meu exemplo possa incentivar outras pessoas a praticar esportes, buscando saúde, disciplina e grandes conquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário