O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (CPPC) elegeu, nesta quinta-feira (15), os seis mais novos patrimônios vivos de Pernambuco.
Receberam o título o cantor e compositor Claudionor Germano, o poeta popular Dedé Monteiro, o rendeiro Mestre João Elias, o mamulengueiro Mestre Zé Lopes, a agremiação Clube Carnavalesco Mixto Seu Malaquias e a banda Sociedade Musical 15 de Novembro. Participaram do concurso 68 candidatos.Além dos seis novos patrimônios vivos eleitos nesta quinta-feira, existem outros 39 nomes já contemplados em Pernambuco. Os contemplados recebem bolsas vitalícias e participam de diversos programas de ensino-aprendizagem, como oficinas, palestras, cursos e concursos sobre as manifestações culturais.
A data de entrega do título aos novos patrimônios vivos ainda será definida pelo governador Paulo Câmara, com solenidade que deve ser realizada no Palácio do Campo das Princesas, juntamente com a diplomação do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aos Caboclinhos de Pernambuco, de acordo com a Fundarpe.
Este foi o 9º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo. A lei dos patrimônios Vivos é a primeira do tipo no Brasil e tem como objetivo reconhecer, valorizar e apoiar mestres e grupos que detenham conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular. De acordo com a Fundarpe, são formas de expressão, saberes, ofícios e modos de fazer, com objetivando de proteger e difundir o patrimônio pernambucano.
A eleição aconteceu na sede do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.
Agradecemos ao poeta Dedé Monteiro por nos proporcionar tamanha alegria!!!!
Fonte: G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário